Compromisso contra a corrupção

Compromisso contra a corrupção

Desde a sua fundação, em 1958, a Grupo Elecnor  e cada um de seus funcionários têm a vocação e assumem integralmente o compromisso de desenvolver suas atividades com os mais altos padrões éticos e de acordo com as leis em vigor nos territórios e países em que opera. Além disso, cumprem e defendem os direitos humanos e o respeito aos direitos profissionais, atuam com diligência e profissionalismo, integridade, qualidade, cuidado com o meio ambiente, prevenção de riscos profissionais, combate à corrupção e responsabilidade social.

Esse compromisso não é uma opção, por isso, a Grupo Elecnor aplica o princípio da tolerância zero diante de práticas inadequadas em termos de ética e integridade, e espera que seus funcionários e das pessoas que se relacionam com a empresa uma conduta alinhada com os princípios de seu Código de Ética e Política de Conformidade.

O compromisso da Grupo Elecnor no combate contra a corrupção e o suborno faz parte desses princípios e valores; manifesta-se expressamente no Código de Ética e na Política de Conformidade, e estabelece que:

  • Sob nenhuma circunstância os funcionários da Grupo Elecnor e as pessoas relacionadas recorrerão a práticas não éticas que possam ser entendidas como indutoras da falta de imparcialidade, transparência e retidão nas decisões das autoridades, funcionários públicos ou pessoas que participam no desenvolvimento da função pública, bem como de qualquer outra pessoa alheia à organização.
  • Entre as práticas não éticas, encontram-se o oferecimento ou promessa de entrega de presentes, favores ou retribuições de qualquer tipo, ou a prevalência de qualquer situação derivada da relação pessoal com a autoridade, funcionário público ou qualquer outra pessoa alheia à organização que possa influenciar para a execução de uma resolução e que possa gerar, direta ou indiretamente, um benefício econômico para a Grupo Elecnor ou para um terceiro.
  • O pessoal da Grupo Elecnor e as pessoas relacionadas se absterão de receber, solicitar ou aceitar de terceiros, e prometer, oferecer ou conceder benefícios ou vantagens não justificadas a terceiros, como contraprestação para favorecer indevidamente a terceiros, ou para favorecimentos indevidos diante de outras pessoas na aquisição ou venda de produtos, contratação de serviços ou com as relações comerciais.
  • É irrelevante, para efeitos de determinar se se trata ou não de uma infração penal, se a referida conduta acontecer fora do horário de trabalho, das instalações da Grupo Elecnor ou se for de caráter individual, bem como se as referidas ações forem realizadas na Espanha ou em outros países.

Certificados contra a corrupção

O Sistema de Conformidade da Grupo Elecnor é a principal ferramenta de combate contra a corrupção e o suborno de que a organização dispõe. Como mostra seu compromisso com este objetivo, sua vocação pela melhora contínua e para ser uma referência nacional e internacional no âmbito da Conformidade, em janeiro de 2018, a Grupo Elecnor se transformou na primeira empresa espanhola do setor a obter a certificação UNE-ISO 37001 de “Sistemas de Gestão Antissuborno”, o primeiro e mais exigente padrão internacional de certificação para articular sistemas de gestão de compliance e o combate contra a corrupção. 

Além disso, em fevereiro de 2019, a organização também recebeu a certificação de seu Sistema de Conformidade com a norma UNE 19601 de “Sistemas de gestão de compliance criminal”, referência principal na Espanha com o objetivo de desenvolver e articular sistemas de prevenção de crimes e plenamente inspirado nos mais altos padrões internacionais no assunto.

Comunicação com transparência total

Todos os funcionários da Grupo Elecnor têm a obrigação de informar a respeito das práticas ou condutas irregulares ou crimes em potencial de que possam ter conhecimento ou ser testemunhas. Para isso, a Grupo Elecnor tem um procedimento que permite a todos os seus funcionários comunicar, confidencialmente, de boa-fé e sem medo de represálias, qualquer conduta irregular nas áreas abrangidas pelo Código de Ética, nas normas nas quais se baseia, nas políticas e procedimentos que o desenvolvem ou na Lei. 

Os funcionários da organização também podem utilizar esse procedimento para consultar dúvidas ou propor melhorias nos sistemas de controle interno existentes na empresa. Os funcionários podem enviar essas comunicações por meio do e-mail codigoetico@elecnor.com ou também pelo correio Caixa Postal nº 266-48080 (Espanha).